quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
MAIS UM FIM DE ANO DE SORTE ELETRO SEIXAS
EQUIPAMENTOS NOVOS, CENTRO FISIOTERÁPICO RENOVADO
O AMOR TAMBÉM PODE MATAR
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
LEITURA E AVANÇO

terça-feira, 29 de dezembro de 2009
SABEDORIA DOS MAIS VELHOS DESPREZADA
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
FELIZ TUDO NOVO!

TIMIDEZ
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
2010, O QUE ESPERAR?

Estamos vivendo na região do mundo mais visada para que se elimine o efeito estufa, que vem causando frenesi geral. Nos pólos, geleiras descongelam, o litoral é ameaçado prevendo a extinção de praias paradisíacas, tudo isso visivelmente televisionado para os olhos perplexos de todo o mundo.
O que acontece na verdade é que o apetite desenfreado do homem por tudo o que é efêmero tem contribuído para que tudo venha a se tornar ainda pior, vendo as coisas por este modo podemos conferir que, o indivíduo comum que poderia contribuir ajudando a não encher as ruas de lixo, joga-o ao chão, prevendo o seu recolhimento pela estrutura do estado.
Os seres humanos estão preocupados demais com suas compras no shopping, sua beleza esculpida nos bisturis dos grandes cirurgiões plásticos, ou nos músculos desenvolvidos nas academias de musculação, pensar no próximo já não é mais prioridade. Vislumbrando este quadro sombrio, resta-nos pensar que poderemos realmente conseguir até mesmo de muitos, certo grau de conscientização, entretanto, nobre amigo internauta, sinto dizer que quando a fome fala alto até mesmo o peixe de aquário vai para panela.
A corrupção continua sendo a moeda de troca no Brasil e países vizinhos, não obstante os esforços de governos como o brasileiro, o colombiano e o chileno, ainda a corrupção movida pelo tráfico de drogas, pelo desvio e roubo de cargas, assassinatos encomendados e outras grandes mazelas continuam sendo a marca maior do sistema mandatário da América do Sul.
Foto: 3.bp.blogspot.com/_glyLfBk9Cic/STNCfWOE4PI/AA...
Matéria Haroldo Ribeiro
2010, À QUOI S'ATTENDRE ?

Nous vivons dans la région du monde depuis plus ciblées pour effacer l'effet de serre, ce qui a causé la frénésie générale. Aux pôles, les glaciers de dégel, le littoral est menacé prédire la disparition de plages, tous télévisé visiblement perplexe yeux du monde.
Ce qui arrive est que l'appétit effréné de l'homme pour tout ce qui est éphémère a contribué à cela sera encore pire, de voir les choses de cette manière nous pouvons vérifier que la personne moyenne ne pouvait s'empêcher d'aider à combler les rues de détritus, le jeter au sol, en fournissant pour sa collection par la structure de l'Etat.
Les êtres humains sont trop préoccupés par leurs courses au centre commercial, sa beauté sculptée couteaux dans des chirurgiens plastiques grand, ou des muscles développés dans les académies de musculation, pensez à autre n'est plus une priorité. Scruter le fond de ce tableau sombre, nous ne pouvons penser que nous pourrions réellement avoir même beaucoup, un degré de conscience, toutefois, un ami internaute noble, je dis que quand la faim est élevé même l'aquarium va au pot.
La corruption continue d'être la monnaie au Brésil et des pays voisins, malgré les efforts des gouvernements tels que la corruption brésilien, colombien et chilien toujours mû par le trafic de drogue, le détournement et d'accusations de vol, les exécutions et les autres grandes blessures constituent la pierre angulaire du système plus représentatif de l'Amérique du Sud.
Haroldo Ribeiro
Amazonas Brasil
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
Trânsito Caótico e Violência Acima do Normal - P. 1
Já faz uns dois dias que houve uma coisa muito ruim mesmo por aqui neste trânsito de Humaitá. Uma jóvem com idade entre 16 e 18 anos chamada Larissa, sofreu um acidente grave em frente ao 2° ponto de Moto-Taxi dos "laranjinhas" (próximo à Madeco). Um FIAT de cor não identificada fechou uma moto CG Titan 125 que vinha no mesmo sentido em alta velocidade. A moto deu sinal, o motorista do carro sabia no sinal que a moto estava dando e mesmo assim, o carro fechou a moto. O motoqueiro já em cima do carro, sem chances de voltar para a faixa em que estava, subiu em cima do meio-fio e pegou de surpresa a jóvem que andava tranquilamente. Umrelato de uma cidade que está publicamente e visivelmente "abandonada". Em breve, irei postar o segundo capítulo deste episódio de notícias.
Gleison Brana
www.amazontime.com
.
sábado, 19 de dezembro de 2009
ANO NOVO, PORTO NOVO!
Cento e quarenta anos têm hoje a cidade que mais cresce ao Sul do Amazonas, Humaitá é sem dúvida a mais promissora cidade do estado. Mesmo sem ter vocação econômica definida, é privilegiada por contar com ligação permanente com o resto do país por três vias, aérea, terrestre e fluvial.
É inegável que os rios são as vias mais tradicionais entre os moradores, nele o ribeirinho tira o seu sustento diário, curti a mandioca para fazer a farinha popular na região, sua ramificações em igarapés faz com que o morador desta região pode entrar quilômetros floresta adentro para buscar produtos como, açaí, castanha da Amazônia, óleo de copaíba e muitos outros produtos abundantes na região.
Na dolorosa hora de distribuir o produto de sacrificoso trabalho, o extrativista é obrigado a subir uma rampa íngreme e cansativa, ser por fim explorado por atravessadores que reduzem o preço do produto a níveis de esmola.
Com o termino da obra do porto, prevista para este fim de ano com inauguração já para o começo do ano que vem, parte do problema do extrativista será resolvido, pois a estrutura do porto deverá facilitar e muito a vida destes valorosos brasileiros.
O transporte de passageiros também será beneficiado, instalações modernas substituirão a pré-histórica rampa que enganadamente era chamada de porto.
Humaitá entrará em 2010 de cara nova, com a iniciativa do governo federal através de seu ministro mais atuante Alfredo Nascimento, personagem de quem a população certamente lembrar-se-á nas próximas eleições.
Haroldo Ribeiro



Há de se perceber em todos os cantos da cidade que um novo clima está pairando no ar, a nova iluminação que pode ser vista na 5 de Setembro, principal via de acesso a Humaita urbana, “Princesinha do Madeira”, demonstra que assim como as luzes do natal trazem boas lembranças a toda a raça humana que tem em Jesus Cristo um exemplo maior de doação e amor, assim também vislumbramos no coração pulsante da cidade incrustada no maior patrimônio bioflorestal do mundo o prenúncio de melhores dias.
Vemos o empresário Antonio Tchê, aumentando o seu supermercado, já com a frente com revestimento asfáltico, nada lembrando da lama que se formava por ali em épocas chuvosas. O que dizer do Maia da tornearia que fez e está próximo a inaugurar o seu empreendimento na esquina da Padre José Maria Pena com a Rio Madeira.
Indo um pouco pela Transamazônica. Contemplamos o Laboratório Bios, que só pela aparência impressiona, dizendo que assim como seu aspecto exterior, os serviços deverão ser primorosos em relação à prática diagnóstica.
E para fechar com chave de ouro, não devemos deixar de fora o maior investidor da cidade, nada mais nada menos do que Herivâneo Seixas que está a pleno vapor e inaugurará o maior centro de compras que esta terra já viu, além de acreditar numa fábrica de estofados que irá levar conforto e descanso para inúmeros lares do Brasil, tudo isto só mostra uma coisa que acreditando tudo pode acontecer, e que Deus está lá encima para ajudar quem acredita no progresso e no bem comum.
No demais termino dizendo que quem vive de notícia ruim é funerária, olhemos para frente e para cima sempre.
Haroldo Ribeiro


sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
LUTA CONTRA DENGUE ENTRA NO ÚLTIMO ROUND
Uma epidemia generalizada vem tomando conta da cidade, nestes últimos dias. Segundo o Secretário Municipal de Saúde Frank Botelho, afirmou categoricamente o controle nos locais externos foi feito, dentro dos limites das residências, porém os moradores deixaram a desejar e o efeito deste descaso da população em geral é um surto da doença que já acometeu diversas pessoas chegando a preocupar as autoridades que numa medida emergencial aprovada pela Câmara de Vereadores aprovou a contratação imediata de 60 agentes temporários especiais de combate a doença.
Neste dia 18 de dezembro por volta das 9:30h o Prefeito de Humaitá Dedei Lobo, reuniu-se com todos os novos agentes para lhes dar palavras de incentivo e conscientização, ele declarou que o povo precisa se envolver nesta luta, pois caso contrário deverá levar muito tempo para combatê-la.
Falaram também na ocasião os vereadores Herivâneo Seixas, Ray e Paizinho. Os trabalhos começam imediatamente após rápido treinamento.
Haroldo Ribeiro


quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
DIFERENTES REALIDADES

Planos que foram traçados no início e se perderam na casa vã das promessas não cumpridas, grandes amores que se foram, outros que foram encontrados, a dor de quem vai passar mais um fim de ano só tudo não passa de um imenso emaranhado humano que só diz uma coisa; todos nós buscamos ansiosamente a felicidade que parece insistir em fugir de nós.
Somos do Amazonas, lugar quente do mundo, entretanto a cultura americana do Papai Noel, da neve, o que tem haver conosco? Nada.
A tradição de Jesus Cristo nascendo tem mais semelhanças com a nossa realidade, o que um natal forjado aos moldes do capitalismo frio que esquece de quem nesse fim de ano não vai ver nem a cara do peru.
Não devemos nos desesperar, continuemos caminhando, 2010 têm copa, coisas boas pra acontecer e gente que também vai desaparecer.
EVILÁZIO NASCIMENTO, A FORÇA POLÍTICA EM FAMÍLIA

"...prefiro saber dos problemas indo onde eles estão, e, após isto formular soluções baseadas no que vi e ouvi diretamente, com este tipo de postura dificilmente se deixa de acertar na hora de tomar decisões."


quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
EDUCAÇÃO NO TOPO DA PAUTA
Quando ouvimos o Secretário de Educação do governo Eduardo Braga, Gedeão Timóteo Amorim falando, pensamos que todos os problemas da educação estão solucionados, entretanto, antes de expressarmos qualquer tipo de repudio ou aversão, devemos pensar no que realmente dá certo e aquilo que não funciona.
Na contratação de profissionais sem formação, nos apadrinhamentos dos processos seletivos, estão às razões, pelo menos as visíveis da grande chaga que opera na educação deficitária de todo estado. Quando vemos alguém que não tem formação nem capacitação para exercer a função pela qual está ganhando seu salário ocupando o lugar de outro melhor somos obrigados a pensar como reparar este erro? As respostas só poderão ser dadas por gente verdadeiramente honesta.
Neste fim de semana, quase que de surpresa, Humaitá recebeu o atual Secretário de Educação do Estado do Estado, Gedeão Timóteo Amorim, a contar pelo nome do Herói bíblico que conseguiu livrar o povo de Israel dos gigantes e malfeitores Midianitas que aos milhares pilhavam e destruíam as plantações que, no entanto foram destruídos por apenas trezentos homens liderados por Gideão, o secretário quem tem no nome o peso do gigante bíblico, não deixou de herdar tarefa menor vindas das mãos de Deus.
Gedeão recebeu uma comitiva formada por professores e alunos da UFAM, isso logo cedo as 10:00h , as professoras Viviane, coordenadora do colegiado de Letras junto com a recém chegada à cidade Professora Elis Regina (Mestre na Língua Inglesa), buscaram diante do Secretário respostas, sobre o destino do curso de Inglês trazido a cidade pela UFAM, com a intenção de acabar de uma vez por todas com a falta de profissionais na cidade, pois bem, o curso veio e quando está próximo destes profissionais entrarem no mercado para lecionar a língua Inglesa, num ato de tremenda falta de competência e democracia o antigo coordenador da Seduc, resolveu adotar a língua espanhola como aquela que vai assumir o lugar do Inglês nas escolas públicas da cidade.
Além de todo este problema que não é pouco, no próximo ano os estudantes do 5º período do Curso de Letras precisarão fazer o estágio, e terão que preenchê-lo nos ensinos médio e fundamental na modalidade da língua. Deixado com estes questionamentos Gedeão prometeu agir para resolver ou minimizar o problema.
Falamos também com o prefeito da cidade Dedei Lobo, sobre a questão do processo seletivo e a previsão para concursos, o que o gestor municipal prontamente nos respondeu que não agüenta mais processos seletivos e que até o mês de junho os concursos ocorrerão na cidade o que também foi confirmado por Gedeão que deu como certo a ocorrêcia de concursos para a Seduc o ano que vem.
O verdadeiro motivo que trouxe o secretário a cidade foi a entrega de certificados para os estudantes que fizeram uma clínica de capacitação em Educação Física perfazendo o total de 60h, e, conforme relatos dos participantes serviu muito aos que estão ou ainda os que pretendem se dedicar a prática da Educação Física em Humaitá.
O Cel. Rômulo, comandante do policiamento do interior assegurou que os Proerds votarão para Humaitá o ano que vem.
No ano que vem Humaitá sediará a versão dos jogos escolares Regionais com amplo e total apoio da Secretaria da Educação, contando também com a ajuda da Polícia Militar que deverá ceder os seus alojamentos para abrigar parte dos estudantes.
Em sua fala Dedei lobo disse que encontrou o município em situação desfavorável com diminuição de recursos do Fundeb. Insistiu com o Secretário dizendo que as escolas da cidade precisam de reformas urgentes e como Prefeito do município iria fazer a cobrança de tal obra em benefício de todos e completou dizendo que não tem como a educação não ir para frente, pois no governo do Amazonas, a maioria era da área.
Gedeão ao dirigir a palavra aos professores e demais presentes começou dizendo que não era tarefa fácil trabalhar com o governador Eduardo Braga, pois segundo ele: Eduardo não queria que seus assessores fizessem só o que é possível e sim atingissem o que é de caráter impossível, justificou a ausência do governador no estado, pois o mesmo está em Kopenhagem, participando do Fórum internacional.
O secretário também disse que gostaria de reformar mais escolar, mas aproveitando a fala do Prefeito de Humaitá, justificou a não reforma das escolas pelo fato do estado ter recebido duzentos milhões a menos em recursos este ano.
Mudando o tom da fala, Gedeão garantiu que agora chegou a vez do Brasil começar a sorrir mais alto, pois a descoberta do pré-sal pela Petrobrás fará com que o país de um salto em qualidade de vida, e continuou dizendo ser responsável direto pela implantação dos campi da UFAM e UEA, transformando Humaitá numa Cidade pólo universitário.
Ao falar sobre as metas da educação no estado, confirmou Humaitá como uma cidade que está avançando nos índices do IDEB, e que por isso 4 escolas estarão recebendo uma premiação extra de 30 mil Reais cada. Estas escolas atingiram média 4 no exame, entretanto o ano que vem deverá fazer com que a média de premiação suba para 4,5 e assim progressivamente até chegar a casa da nota 6,0 em 2013.
Professor tem que ser capacitado, tem que conhecer de informática, 400 escolas já contam com inclusão digital, e o estado tem investido em escolas de tempo integral obtendo autos índices de retorno. Construir mais quadras, valorizar a carreira de Professor de Educação Física, confirmou Gedeão.
Antes da distribuição dos certificados na manhã de domingo na Escola Tancredo Neves, Gedeão finalizou suas palavras dizendo que o Amazonas não conta com times na primeira divisão por falta de investimento, mas que isso vai mudar a partir de agora com a valorização dos profissionais em educação física.
Apos suas palavras começaram as distribuições dos certificados e Gedeão saiu de cena para cumprir sua extensa agenda na cidade.
Haroldo Ribeiro
ALVARO MAIA, ENTRA NO PRIMEIRO MUNDO EM PESQUISA
Hoje pela manhã os alunos da Escola Alvaro Maia deram uma demonstração sem contestação, do poder intelectual que tem o jovem da cidade de Humaitá.
Com maestria e domínio fluente dos assuntos eles se apresentaram para uma banca de doutores advindos de Manaus com a missão de julgar os trabalhos científicos por eles defendidos durante seis longos meses.
Para alcançarem este feito sem precedentes na história atual da cidade, contaram com um amplo e total apoio da direção da Escola, do governo do Estado do Amazonas, da Fapeam, orgão que entra com os recursos financeiros do projetol, Seduc, além de outros entes governamentais do estado.
O primeiro grupo de cientistas junior composto pelos alunos: Ezequiel; Eulinei; Adriana; Rhana Tamires; Erison, sob a direção e orientação da Professora Marlene Gravena, apresentou o projeto que visa tornar o jambú, importante condimento usado muito no preparo do tucupi, possível de ser produzido em grande escala na região, dada a grande procura que ocorre também em São Paulo, onde a flor conforme informação dos jovens cientista chega a custar até R$ 28,00/100g.
No grupo de notáveis cientistas iniciantescompostos pelos alunos: Rodrigo; Arlenilson; Washington, Ivanelina e Claudecy, seguiu outra temática deslocando a temática para uma planta que pode ser considerada uma evolução contra a dengue e a malária, pois tem efeito repelente, e foi verificado até mesmo o combate dos mosquitos em sua fase de larva.
Na ocasião o grupo sob o comando da brilhante Professora Maricota, mostrou o trabalho para os cientista que puderam ter o exemplo do produtoi em forma de embalagem de vaporização, além de um composto detergente, ótimo para realizar a desinfecção de ambientes com o efeito repelidor de insetos comuns e frequentes em toda a região, com um importante, detalhe com prejuízo zero para a natureza.
O ultimo grupo de novos pesquisasdores formados pelos estudantes: Edem; Carla; Domingos Juliana e Eliane encampou a defesa direta do meio ambiente, mostrando a realidade presente nos igarapés do Beem e Banheiro, que segundo relatos comprovados por fotos incontestáveis, já estão contaminados devido ao envio de dejetos e esgotos. Além desta triste constatação, falou-se também sobre a derrubada das matas ciliares que pouco a pouco estão deixando de existir constituindo um atestado de óbito parqa aquelas estruturas que a natureza demorou milhões de anos para deixar prontas.
Em vidita ao lixão da cidade, os novos cientistas comprovaram o descarregamento de lixo hospitalar no aterro sanitário, a presença de uma quantidade enorme de urubus, coisa comum a este tipo de ambiente se não fosse o fato de ser próximo ao aeroporto, trazendo assim um perigo iminente a todos os que se utilizam de transporte aéreo em nossa cidade.
De salda por todo este brilhante trabalho, ganham todos , a escola, a cidade, o país e o mundo, estes jovens com suas ações científicas estão garantindo um sono tranquilo para Barac Obama e todos os grandes líderes mundiais, que deveriam estar no Alvaro Maia, nesta manhã.
Haroldo Ribeiro