"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

sábado, 25 de janeiro de 2014

Um jovem amanhã perdido


       Filhos em conflito e confusão,
esta é uma das maiores constatações que  pode ser feita no século XXI em seu início de jornada, talvez, por conta desta afirmação o fim da existência humana como foi visto por milhares de anos se aproxima. Um texto bíblico (Lc 12.53) revela a faceta do que pode ser conferido dia a dia em todos os meios de comunicação, uma desobediência generalizada dos jovens em relação a qualquer tipo de autoridade ou ordem instituída. 
       Nunca em todos os tempos a situação conflituosa entre gerações esteve tão em voga, o fato ocorre por terem os pais perdido o controle da situação. Com o aumento dos compromissos sociais assumidos homens e mulheres do mundo inteiro são obrigados a irem à luta para obter um melhor lugar ao sol, as mulheres que antes eram as donas de casa agora saem para trabalhar deixando seus filhos aos cuidados dos avós ou em creches, com estas companhias quase sempre eles fazem o que querem ou são duramente reprimidos, duas atitudes extremas que interferem na maneira de ser dos pequenos. 
       Outra compensação dada aos filhos que quase não veem os pais é a compra de diversos equipamentos de entretenimento; vídeo games, smart phones, tablets e outras brincadeiras tecnológicas, estes "brinquedos", simplesmente têm esvaziados campinhos de futebol, riscadas de amarelinha, jogos de taco, pião e bolinha de gude. Os sedentários engordam sentados nos sofás, atrofiam em frente as telas de computadores e perdem o melhor da vida. 
       Tudo ainda pode ficar pior, os criadores dos jogos interativos abusam da violência, sensualidade e da linguagem vulgar. Crimes são cometidos nos ambientes virtuais, mentiras são contadas como verdades e o futuro dos países é perdido sem chance de retorno. Cria-se assim, um amontoado de gente sem rumo na vida, que sabe fazer sexo sem compromisso, que não respeita hierarquia, que não se separa dos celulares, que não escreve bem nem sabe fazer nada escrito que ultrapasse dez linhas, a geração control C, Control V, sabe, mas do que ninguém copiar, descaradamente. 
       Apavorados estão os professores, eles não sabem o que fazer, uma lei do estado de São Paulo proíbe o uso de celulares em sala de aula, mas quem tem a coragem de se contrapor aos meninos-reis? Ao se pedir que os pais interfiram na maioria dos casos eles não sabem o que fazer, também são reféns dos próprios filhos. 
       Assim vão caminhando os "Kids e os Teens" para onde? Todos sabem, para um mundo bem pior, de gente com a barriga cheia, porém sem perspectivas, sem amor próprio, sem amor pelos outros; pequenos monstros, geração da qual poucos escaparão para tentar um alento em meio ao caos. Quem sabe? 

Haroldo Ribeiro
imagem: acidigital


.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade