"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

REFLEXÃO

LIDERANÇA OU MEDIOCRIDADE


(Profº José Bertino)

Uma cidade de porte médio tem uma administração simples, basta um pouco de dedicação, atenção e respeito pelo cidadão, não importa em quem depositou o voto ou não, cidadania não tem partido, cor ou posição social. O bom administrador é um líder natural, não é necessário ser populista, isto fica a critério dos seus concidadãos. Exige uma atenção nos assuntos que tangem a saúde, educação, urbanização, geração de emprego e renda, combate as drogas, prostituição infantil, proteção e conscientização ambiental e respeito à Lei de Responsabilidade fiscal. Além desses cuidados uma cidade exige de seus líderes criatividade e transparência no que se refere aquilo que é público, e assim, o gestor municipal sabe que alem de governar é necessário organizar sua equipe.

O líder é aquele que escuta as pessoas, absorve as opiniões, os conselhos, principalmente as idéias, até porque o mundo evoluiu graças aos sonhadores utópicos. Líder verdadeiro é aquele que sabe escolher sua equipe. Uma boa equipe é uma equipe competente, que passa a ser uma equipe líder.

O século XXI é o século da competência, das idéias, da ousadia, enfim quem quer ser líder contrata pessoas competentes que falam o que pensam e fazem de seus ideais motivos para continuarem sonhando, só assim conseguem transpor a teoria transformando-a em prática.

Agora a mediocridade passa a governar os fracos principalmente quando o administrador deixa alguns provarem sua ineficiência. Como a recíproca é verdadeira um líder medíocre, busca medíocres para compor sua equipe, inclusive esses medíocres também atraem outros medíocres para seus quadros; isto sim faz com que haja falta de transparência, a corrupção impere e isto faz de seu poder o trono da mediocridade.

Um verdadeiro líder tem visão de águia e só atrai para seu grupo pessoas com visão igual a sua ou até mesmo superior a sua, só assim seus projetos e objetivos poderão ser alcançados. Um líder de visão faz da dificuldade uma maratona a ser vencida, e assim obtém tempo para vencer os obstáculos.

Um líder não tem tempo para fuxico, nem convive com bobo da corte, tem tempo pra ler e fazer reflexões, procurando inclusive visitar outras cidades e se possível outros estados e até países, isto sim faz com que aprenda algo que possa ser colocado em prática em sua cidade.

Um verdadeiro líder não necessitar ser nenhum sábio, mas sim acompanhar os progressos e as transformações científicas do mundo globalizado e sabe que o poder é efêmero e as vezes adoece a mente além de deixar o espírito frágil, abatido e sonolento. Como o poder terreno é passageiro, pois ninguém é eterno, um verdadeiro líder pode deixar marcas na mente da eternidade.

Agora quando um cidadão quer ser líder e não consegue, se quer libertar-se dos bobos da corte, dos imbecis, dos puxa-sacos, dos que nada fazem e dos espúrios aí sim mora o atraso, a ingerência , a falta de transparência, e assim perde o seu povo, sua cidade, e assim as cidades do século XXI vão ganhando cada vez mais formato de cidades medievais ou cidades da peste negra.

“O medíocre pensa em si mesmo, o líder pensa em todos.”

________________________________________________________________________________


UMA AULA DE BOAS...