"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

AÇAÍ DOENTE

       

         O açaí se tornou um dos produtos mais populares do Brasil, além de ser um importante energético natural, a fruta tem um sabor diferenciado e caiu no gosto do povo da nação do futebol ganhando também mercado internacional. A produção de açaí ganhou tanto destaque que em alguns municípios do norte do país o chamam de ouro vindo da floresta.

       Como deve ser feito em todo manuseio de qualquer produto agrícola, o açaí também precisa de cuidados para ser consumido, porém no afã de vender cada vez mais alguns cuidados básicos podem deixar de ser respeitado, e é aí que mora o perigo.

       Em Carauari, município distante de Manaus 789 quilômetros já estão confirmados 16 casos da doença de Chagas, e para as proporções da cidade, o caso já tomou ares de epidemia, pois mais 42 dois casos suspeitos ainda podem ser confirmados dentro de poucos dias.

        Na verdade o açaí não é portador de doença alguma, pelo contrário a fruta além de deliciosa é altamente nutritiva, o que acontece é que no meio de milhares de latas do fruto que é jogado nos moedores as vezes podem conter o barbeiro, inseto que carrega o parasita tripanosoma cruzi que é o responsável pela transmissão da doença de Chagas, assim a tragédia acontece. Ainda não se sabe de casos fora da cidade no extremo do Amazonas, porém o prejuízo já pode ser computado, cerca de 100 a 300 toneladas deverão ser perdidas por conta da falha. Estas coisas infelizmente acontecem.

Haroldo Ribeiro

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade