"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Vai um DVD pirata aí senhora?

A venda de produtos piratas invadiu todo o território nacional. 
Em todas as esquinas, próximos a grandes comércios, eles estão lá para oferecer um produto, muitas vezes um produto duvidoso, porém que cumpre o seu papel de trazer entretenimento ou suprir uma necessidade sempre por um preço que fica abaixo do original com até três vezes o valor desse.

Caminhando pela Jatuarana, uma das principais avenidas de Porto Velho, é possível ver principalmente aos domingos, os muitos vendedores de CDs e DVDs piratas. O paisano compra o Fardado também, todos parecem não perceber que esta é uma atividade ilegal que custa bilhões aos cofres públicos e também às empresas que deixam de faturar e muito com esta prática.

Do lado dos que vendem a baixa formação profissional que impede quem não está preparado de assumir uma vaga no mercado alimenta este mercado de empresários anônimos, que movimentam milhões, que ao final de tudo acaba indo da mesma forma para os cofres públicos, pois esta gente come, bebe e dorme.

Do lado da indústria, principalmente a do entretenimento, os prejuízos são enormes, sua produções, que pagam impostos não chegam ao mercado por menos de 15 reais os CDs e uma faixa de 19 os DVDs, tanto um como o outro pode ser encontrado facilmente por 5 por 10 reais fazendo um concorrência desleal com os produtores.

Os grandes nomes da música nacional, percebendo a situação investiram nos shows e percorrem o Brasil inteiro num interminável ciclo de apresentações para poder sair do lugar comum, pois de venda de cd ninguém se cria.

Do lado dos camelôs ficam as perguntas que não têm respostas, se não se pode vender, porque existem sites que oferecem o mesmo produto de graça? Por que os computadores oferecem a opção de gravação de original para cópia? Se um cidadão de bem fizer uma cópia conseguida de um site como saber se esta é ilegal?

Perguntas, perguntas e mais perguntas. Bater num pai de família que ganha seu pão vendendo estes produtos e colocá-lo numa cela junto com marginais é correto? É certo pra quem desenvolve um produto depois de anos ou meses de investimentos na hora de recolher os frutos levar prejuízo? As respostas estão ainda muito longe de ser dadas. Enquanto isso vai um DVD aí senhora?


Haroldo Ribeiro


.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade