"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Samuel Mendonça, pescadores de cabeça erguida

        A profissão de pescador é uma das mais antigas do mundo.
Quem não se lembra das palavras de Cristo quando disse a um de seus discípulos que era pescador: “venham após mim e eu vos farei pescadores de homens”, assim esta atividade é mais que milenar e merece o respeito de todos.
O peixe é um dos alimentos mais ricos que existem no mundo e deve fazer parte de um cardápio saudável para todos, crianças, jovens e adultos de todas as idades. Este alimento é rico em ômega três, que mais que comprovadamente é um elemento vital ao combate aos radicais livres.
Em Humaitá a Colônia Z31 é uma grande aliada dos pescadores e nela reconhecidamente Samuel Mendonça tem feito a diferença para a melhoria das condições destes pais de famílias que vivem do pescado.
Nos nove anos de atuação direta na vida dos pescadores a Z-31 trouxe vários benefícios e hoje o pescador é olhado como outros olhos pela sociedade. Entre as grandes vitórias que vieram através da intervenção da Z-31 e com o dedo de Samuel estão: Cerca de 200 aposentadorias, Auxílio Doença, Seguro Defeso, 150 benefícios de salário maternidade além de outras vantagens. Muitos ao ler esta matéria poderão dizer, mas tudo isto é direito vindo do governo federal, só que para tudo se tornar realidade alguém tem que se mexer, e o pescador não tem tempo para isto cabendo a Colônia correr atrás para beneficiar sua gente.
Os pescadores tiveram sua dignidade restaurada, hoje eles têm financiamento pelo Banco da Amazônia. Antes a maioria dos barcos tinha motores de pequena potencia (B18), hoje eles contam com possantes máquinas de 45, 60 ou 114. Com os novos motores os barcos de Humaitá estão fazendo o transporte de pescado de Porto Velho a Manaus em menos tempo e com menos gastos.
A Colônia conta com o apoio da prefeitura que subsidia a energia para a produção de gelo, com isso o preço de venda do gelo ao associado é de 3 reais, sem a ajuda da prefeitura os valores deveriam ser pelo menos de 4 ou 4,50. A saca de gelo que é vendida por 6 reais sem o apoio da prefeitura chegaria facilmente a 8 ou 10 reais. Hoje a Colônia vende também gelo em escamas coisa que antes era inimaginável.
Além de todas estas vitórias Samuel também nos contou que a Colônia apóia os pescadores contra os abusos governamentais. “Pescador hoje é considerado criminoso! Um dia desses, um de nossos associados recebeu uma multa do ICMbio de mais de 40 mil reais, ele não estava em área proibida, mas sim próximo a ela, um absurdo!”
As instituições beneficentes recebem da Z31, em convênio com a CONAB, aproximadamente 20 toneladas de peixe ao mês, entre as quais o Hospital Regional, presídio, Centro do menor, Peti, APAE e escolas cadastradas. Peixe de qualidade a custo zero.
Samuel sabe que são muitas vitórias, mas sente que pode ser feito muito mais, por isso nutre um forte desejo de poder lutar por mais, para isto acontecer pretende pleitear uma vaga na Câmara se assim o povo o quiser.


Haroldo Ribeiro
www.amazontime.com


.....



2 comentários:

  1. DEVEMOS CONFIAR NESTE CIDADÃO. TODOS SABEMOS DA LUTA INCANSÁVEL DO NOSSO AMIGO SAMUEL PARA PODER DAR UMA VIDA DIGNA PARA OS PESCADORES DE NOSSO MUNICÍPIO.NUNCA ALGUÉM FEZ TANTO POR ESSA CLASSE TÃO TRABALHADORA, COMO O O SECRETÁRIO DA COLÔNIA Z-31 DE HUMAITA-AM. PARABÉNS SAMUEL PELA CORAGEM E DETERMINAÇÃO. E QUE PODE CONTAR COM TODA A SUA FAMÍLIA E PRINCIPALMENTE COM ESTE SEU CUNHADO. MARCOS CHÍXARO (IDAM).

    ResponderExcluir
  2. Quem ta de fora falar e muito bom,mais quando chega no poder esquece de quem colocou ele no poder,fica defendendo o Prefeito,e como ta acontecendo no momento com essa legislatura os vereadores ta e defendendo o prefeito e esquecendo do povo, e mole. MIRANDINHA

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade