"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Caroço de açaí vai virar lenha em Humaitá



       É um produto nutritivo, saudável e de muito
valor, dentro e fora da cidade, quem pensou em açaí acertou em cheio, a cultura é uma das mais lucrativas e atraiu empresas de várias partes do Brasil para o norte do país, local em que o fruto mais se desenvolve trazendo sustento e desenvolvimento para milhares de famílias.
        Muita gente não sabe, mas para fazer um açaí apreciado em todo o Brasil e no mundo é necessário que se tire o fruto na época certa, leve-o aos locais de centrifugação onde o produto desgarra-se da semente e vira o apreciado líquido que conquistou os melhores paladares do mundo.

        Quando todo o processo acaba sobram milhares de toneladas de um produto que em muitas partes, inclusive Humaitá, era descartada na natureza causando um problema ambiental. Agora isto tudo faz parte do passado, uma empresa de gente que pesquisa e que está sempre em busca de inovações vai tornar o que antes era um lixo num luxo. Com uma maquina relativamente simples o caroço descartado vai ser misturado com outro produto problemático, o pó de serragem, juntos os dois viram uma tora de lenha, ecologicamente correta que vai alimentar as fornalhas da FJ Cerâmica e livrar a cidade de um grande incômodo.
        O uso do caroço descartado tem várias vantagens, quando transformado em toras ele é padronizado, tem um valor energético maior que a madeira, permite que um número menor de pessoas seja usado na confecção do produto final e também reduz o risco de um acidente. O benefício que a cidade vai ganhar com a retirada dos caroços das ruas não tem preço, a mais prejudicada em tudo, a natureza agradece!   
       

Haroldo Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade