"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Transformando cupinzeiro em arte

Veja as fotos das obras na matéria

 
        Muitos passam fazem seus exercícios
físicos, para ficar em dia com a saúde ou exibir os dotes dos músculos bem definidos, a sociedade cobra de seus membros uma estética quase inatingível. Na mesma via em que trafegam milhares de pessoas todos os anos um baiano, que escolheu estes lados para viver decidiu fazer arte e utilizou o que há de mais rudimentar para realizá-la, um cupinzeiro.

        Mazzo é artista plástico e escultor, suas obras mesclam um olhar do mundo que se recusa a parar com suas expectativas baseadas no possuir desenfreado, na alusão a beleza negra e suas raízes e nas descobertas comuns, mas muitas vezes desprezadas da vida, a verdadeira. O artista é casado tem dois filhos com a também artista, só que esta das salas de aula sendo mestre da UFAM, Ednaílda Santos.

        Ao caminhar pela Praça da Saúde, Mazzo observou alguns cupinzeiros e percebeu que poderiam ser comparados a pessoas emergindo da terra e que queriam dar um recado, com este estalo de inspiração bastou pegar seus materiais de trabalho e esculpir na estrutura arquitetada pelos cupins uma face humana para chamar a atenção dos humanos que todos os dias passam pelo local. Alguns ainda não perceberam, mas agora existe arte humana emergindo de onde só havia a arte despercebida dos arquitetos cupins.

Haroldo Ribeiro

Um comentário:

  1. O Mazzo está fazendo um trabalho que, discretamente, vai mudar muito a vida das pessoas em Humaitá, alegrando e trazendo formas novas à cidade, por meio de sua arte!
    Segundo o artista, esta série chamada "Ago", palavra que significa "licença" no Iorubá, que é a mais conhecida das línguas africanas desenvolvidas no Brasil, pede uma licença aos artistas e espíritos da cidade para que ele possa desenvolver sua arte!
    Com prazer tenho acompanhado a arte do Mazzo, dando pitacos, caronas, fotografando, colaborando com o que posso!
    Humaitá devia se orgulhar mais de seus artistas que de seus políticos.
    Sandoval Amparo, Geógrafo, morador da cidade desde março de 2011.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade