"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

SUSAM e SEMSA em busca de melhorias para a saúde em Humaitá



Humaitá (AM) – A pedido do prefeito de Humaitá, José Cidenei Lobo do Nascimento (PMDB), a Secretaria de Estado de Saúde – SUSAM, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, vem dando importante contribuição para a melhoria da oferta de saúde no município de Humaitá.

Ainda no mês de fevereiro, uma equipe da SUSAM, chefiada pelo supervisor Jani Kenta Iwata, esteve em Humaitá, realizando levantamentos que foram fundamentais para a elaboração de um amplo diagnóstico que apontou as principais falhas e os pontos de estrangulamento, no hospital de Humaitá, Laboratório, postos de saúde, etc.

À época, Dedei Lobo reuniu todos os profissionais da saúde e afirmou que “o que será preciso fazer para que tenhamos uma saúde de qualidade, será feito, pois o cidadão não pode ser prejudicado, pela inoperância de servidor, ineficiência do serviço, etc”.

A partir de então, foram adotadas medidas contundentes para que a oferta de saúde fosse melhorada substancialmente, o que apontou sensíveis melhoras, como por exemplo, no laboratório do hospital, que passou a realizar até 85 exames/dia, com uma redução drástica no prazo de entrega de resultados. Postos de saúde e o próprio hospital passaram por importantes reformulações na estratégia de atendimento.
Na última terça-feira (20), Jani Kenta retornou a Humaitá, com o propósito de avaliar a eficácia das mudanças e quais os setores que ainda precisam de intervenção, segundo o próprio, para que as estratégias preconizadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) sejam de fato implementadas.

O primeiro encontro com os profissionais da saúde, responsáveis pelas diversas coordenações, como Atenção Básica, Vigilância em Saúde, etc, aconteceu no auditório da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, onde Jani Kenta e a secretária municipal de saúde, Enfermeira Sara dos Santos Riça, falaram do propósito do encontro e quais as propostas de trabalho para os próximos dias.

O supervisor da SUSAM e técnicos da SEMSA, incluindo a própria secretária de saúde, visitarão postos de saúde, hospital, laboratório e setores ligados à saúde, para as avaliações e intervenções que se fizerem necessárias.

Elias Pereira
Assessoria de Comunicação da PMH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade