"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

sexta-feira, 30 de julho de 2010

CASA DE FARINHA HIGIÊNICA SERÁ INAUGURADA DIA 06 DE AGOSTO



Uma das atividades que mais ajuda na economia doméstica dos moradores ribeirinhos é a fabricação de farinha, parece fácil, mas isto requer certo cuidado e muita disposição. Muitas vezes os que se dedicam a esta atividade não dispõe de muitos recursos para o seu desenvolvimento de forma sustentável.

Pensando nisso o IDAM junto com a Prefeitura de Humaitá estão entregando à Comunidade do Puruzinho um projeto que tem o nome de “Casa de Farinha Higiênica”, trata-se de um edifício planejado onde os membros da comunidade poderão fazer farinha em forma de rodízio e com total aproveitamento, tanto da mão de obra, geralmente familiar, quanto no rendimento do produto final que terá menos perdas, além do aumento substancial da qualidade.

O sistema de fornos permite que se use bem pouca lenha, fazendo com que haja um maior aproveitamento da madeira. Como o abastecimento dos fornos é feito do lado de fora da casa, quem estiver fazendo farinha não terá que respirar a fumaça que sai do processo de secagem da farinha.

Entre os dias 4 a 6 de agosto haverá um curso que dará aos pequenos produtores de farinha uma melhor condição de preparar o produto, e isso com o máximo de aproveitamento e qualidade.

A casa de farinha higiênica da Comunidade do Puruzinho será entregue no dia 06 de agosto em cerimônia que contará com as presenças do Prefeito de Humaitá, Dedei Lobo e também do Superintendente do IDAM de Humaitá, Carlos Pantoja. O projeto deve beneficiar 34 famílias do local que funcionará como um imenso laboratório de qualidade. A casa de farinha é totalmente cercada não permitindo que animais circulem próximos ao forno fazendo com que a higiene seja o ponto alto de todo o processo de produção.



Haroldo Ribeiro


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade