"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

quarta-feira, 30 de junho de 2010

“OS QUE SOBREVIVIAM DO PORTO ANTIGO NO ¹BLEFO”


O Terminal Hidroviário de Humaitá trouxe grandes avanços para cidade, a mobilidade no transporte de cargas é inegavelmente superior, além de tudo isso se soma a qualidade das instalações que trouxeram ao município uma nova cara.

O outro lado da história não é tão auspicioso assim, como a cidade é carente de postos de trabalho o que aconteceu depois que o porto iniciou suas atividades foi que os micros empresários que ficavam próximos ao porto antigo começaram a amargar prejuízos que já beiram a casa dos 50%, esta constatação traz um receio de que haja um enorme montante de pessoas que sobreviviam das atividades ao redor do porto e ficarão sem ter o que fazer numa cidade que a cada dia mais amarga com uma economia titubeante.

O efeito em cadeia também foi sentido pelos fretistas que transportavam as mercadorias que chegavam à cidade e precisavam de uma entrega mais rápida. Com o porto novo os donos da carga já chegam com os carros que farão o transporte, com isso o ponto que fica em frente ao antigo porto perdeu o seu vigor financeiro e já causa angústia e preocupação nos que por ali ficam e exercem a função.

Quando começaram as atividades de construção do novo terminal, era necessária uma conversa com todos os que faziam parte dos serviços para que os prejuízos fossem diminuídos, no entanto nada aconteceu e agora tudo indica que resta pouco a ser feito.

Os caminhões e ônibus que têm levado o povo de Humaitá para Porto Velho deverão continuar fazendo sua função de dar um pouco de dignidade a um povo que está sendo abandonado até mesmo por quem nasceu em suas terras, mas que não os ama de verdade.


Haroldo Ribeiro
¹Blefo: expressão popular na região que significa falência



Um comentário:

  1. Não é possível pensar no que acontece com esta cidade. Muitos empreendimentos sendo realizados, mas a economia não responde. Como fechar essa conta?

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade