"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

DEBATE NO DOM JOSÉ DEU UM SHOW DE DEMOCRACIA

O debate promovido pela Igreja Católica nessa noite de terça-feira no Salão Dom José, teve a participação restringida a políticos que fossem da terra, com isso somente Altanira Ulchoa, Renato Gonçalves e Luiz Perote estavam credenciados a participar.

Sem uma forma rígida, o debate priorizou a liberdade de expressão dos candidatos que expuseram com liberdade suas plataformas eleitorais.

Altanira Ulchoa reforçou a sua intenção de defender os programas de Dilma Roussef na presidência. Altanira lembro que quando participou como a primeira mulher candidata a prefeita na cidade de Humaitá causou um a nova sensação, a de que todos tem o direito de tentar melhorar através da política a vida da coletividade. Altanira disse que agora faz algo novo lançando-se como candidata a deputada federal sendo pioneira na façanha no interior.

Renato Pereira Gonçalves, o mais aplaudido entre os três Relembrou várias vezes sua atuação a frente do governo local, reiterou sua repulsa aos líderes políticos da cidade que representam e fazem o povo votar em gente que só aparece na cidade em época de eleição e depois some e ninguém mais se lembra deles. Renato revelou que o governo do estado tem 2 bilhões de Reais para investir na saúde em 2011, porém apenas 9% virá para o interior. Renato indagou de todos que se o interior tem 45% da população porque recebe só 9% dos recursos?

Falando de educação Renato ressaltou a valorização salarial dos professores, pois se eles estudam do mesmo jeito que médicos e advogados o que leva o governo a pagar menos para a classe. Renato repetiu o mesmo discurso para os que trabalham na segurança pública.

A respeito de agricultura, Renato lembrou que na época em que foi prefeito marcou uma revolução agrícola chegando a bater recordes de produtividade. A paralização do processo produtivo se deu na cidade justamente quando o presidente Lula Assumiu e Eduardo Braga reinou absoluto no Amazonas. Renato ainda falou que a partir daí a atividade agrícola passou a ser crime com impedimentos patrocinados pelos órgãos ambientais.
Luiz Perote foi enfático no quesito agricultura e piscicultura citando as áreas várias vezes no debate, fez críticas veementes a políticos que abandonam suas bases eleitorais indo viver uma boa vida em Manaus. Luiz Perote demonstrou estar decepcionado com a divisão do orçamento do estado, e prometeu que se for eleito mandará uma lei corrigindo esta disparidade.

No fim do debate entrou em discussão mais acalorada com Renato Gonçalves quando o atacou dizendo que ele não tinha amor pela cidade por isso vive em Manaus e pouca vezes dá as caras por aqui. Renato se defendeu alegando que passou 20 anos seguidos em Humaitá e agora faz direito e pós-graduação em pediatria, justamente para através do aumento do conhecimento poder melhorar ainda mais a vida das pessoas.
Como uma grande surpresa compareceu ao debate a figura de Artur Virgilio Neto senador e seu filho Artur Virgilio Bisneto. A fala dos dois foi o ponto alto na reunião, sendo que Artur Bisneto foi amplamente aplaudidos e mostrando um defensor dos direitos do cidadão.

Além dos já citados estavam também presentes os vereadores Sidnei Temo, Joel Guerra e Herivaneo Seixas também Riça Junior, Edmee Brasil, além de vários empresários, professores e sociedade em geral.


Haroldo Ribeiro


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade