NAGAZAKI, 65 ANOS DE UM PESADÊLO QUE O MUNDO NÃO ESQUECEU
9 de agosto é um dia que marcou a história de uma vermelhidão sombria e mortal, nesta data no ano de 1945 a cidade japoneja de Nagasaki seria a segunda a receber o tormento nuclear deixando vitimadas cerca de 126.000 pessoas entre os mortos e os contaminados com algum tipo de complicação em decorrência das radiações.
Com um ataque fulminante de uma bomba só os Estados Unidos da América acabaram com a cidade que foi na época literalmente riscada do mapa. Com esta investida mortal o país mais poderoso do mundo conseguiu terminar a mais sangrenta guerra que a terra já viu até hoje.
Em 06 de agosto de 45 Hiroshima foi destruída recebendo pela primeira vez o terror nuclear que veio como um mal subido vindo do céu. O “Little Boy” (Pequeno Rapaz) como foi chamada a primeira bomba trouxe uma certeza, que daí em diante as guerras teriam que ser muito bem pensadas, pois a destruição em massa seria uma realidade cruel e devastadora.
Neste 09 de agosto em Nagazaki após um minuto de silêncio em memória das vítimas que ainda não pararam de morrer o Prefeito Tomihisa Taue exigiu das potencias mundiais que trabalhem para conseguir um mundo melhor, livre das ameaças nucleares imitando o que fez o Prefeito de Hiroshima três dias antes.
Haroldo Ribeiro
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente com responsabilidade