"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Aos 31 anos, PT deixa de ser um partido paulista.


Ao completar 31 anos,
 o PT passa pelo ápice de um lento e gradual processo de "despaulistização" (afastamento do eixo São Paulo) que vem desde a década de 80. Sua votação para a Câmara dos Deputados em 2010 espelhou de forma quase exata a distribuição do eleitorado brasileiro pelas diferentes regiões.

Dados eleitorais, pesquisas de opinião e estudos acadêmicos demonstram que essa descentralização geográfica coincidiu com uma marcha rumo ao centro e uma transformação de base social. Assim como o PT, nas últimas três décadas os simpatizantes do partido se tornaram mais moderados e se interiorizaram. Diferentemente do PT, eles ficaram mais pobres.

Em 1982, na primeira eleição para a Câmara que o partido disputou nada menos que 89% de seus votos se concentravam na Região Sudeste. No Nordeste, Norte e Centro-Oeste estavam apenas 4%, 2% e 1% dos eleitores petistas, respectivamente. Essa distorção foi caindo a cada quatro anos até que, em 2010, o resultado foi de 42% no Sudeste, 26% no Nordeste, 17% no Sul, 8% no Centro-Oeste e 7% no Norte - com uma margem de erro máxima de dois pontos, esses porcentuais são um retrato fiel da distribuição dos eleitores pelo País.

Ainda que com certas limitações, as eleições legislativas retratam de forma mais precisa a fidelidade dos eleitores aos partidos, já que as disputas presidenciais são centradas em personalidades. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

A comemoração dos 31 anos de fundação no dia 10 de fevereiro será, em Brasília, de um ato político que contará com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Às 17 horas, no Teatro dos Bancários, na Asa Sul (Plano Piloto) será realizado o evento comemorativo dos 31 anos.

Em Humaitá a Presidente do PT Dra. Altanira Uchoa convida a Militância para comemorar no sábado (12/02/2011) às 20 horas, onde será realizada uma confraternização e debate político visando eleição 2012.

Fonte. Secretaria de Comunicação
Enviado por Altanira Ulchoa

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade