"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Um avião em cima do poste, uma ideia de energia


            Iniciativas de valor ambiental estão
cada vez mais em alta no cenário global, um administrador que se preze, principalmente do estado em que isto é mais cobrado, o Amazonas, deve estar ligado nas novidades do mercado, e indo mais além, procurar se for possível desenvolver seu próprio projeto para assim destacar-se num mundo de iguais.
            Na capital cearense uma idéia vem se destacando para solucionar a iluminação pública de forma sustentável, econômica e  totalmente limpa, quem passa pelas ruas e olha para cima, a princípio acha tudo meio esquisito, um avião em miniatura em cima de um poste, que não sai do lugar, mas que leva a prefeitura a economizar energia na produção de iluminação que pode ser usada para fazer outras coisas e gerar uma economia considerável aos cofres públicos. Este avião pequeno é acoplado ao poste de energia e gera a partir de sua hélice, energia produzida através dos ventos (eólica), mas não para por aí! As asas do equipamento produzem energia solar, depois de gerada ela é armazenada e dão uma economia de 21 mil reais por quilometro de rua iluminada.
            A brilhante idéia vem do engenheiro mecânico Fernandes Ximenes  dono da Gram Eollic e foi batizada com o nome de  Produtor Independente de Energia (PIE), iniciativas como estas dão orgulho ao nosso povo e ao mesmo tempo indicam que há soluções viáveis para uma produção de energia que resolva o problema e não seja o problema. Quem sabe um dia isto aconteça por aqui, por enquanto... Deixa pra lá!

Haroldo Ribeiro

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade