"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Carnaval prejuízos e lucros


O Carnaval virou um grande negócio,
de brincadeira despretensiosa no inicio da história do Brasil agora ele é um produto de mercado que é vendido em todo o mundo e que leva brasileiros apaixonados a guardar dinheiro o ano todo para gastar em apenas três dias ou mais. Mas será que tudo isto é bom de verdade? Sim e não. 
Quem trabalha com bebidas alcoólicas, rede hoteleira, costura, blocos carnavalescos ou coisas parecidas está bem na fita, a festa rende milhões de reais para vários setores do comércio e da indústria entretanto em alguns aspectos morais e sociais a festa traz graves danos e prejuízos. A licenciosidade, sexo barato e sem proteção, conflitos separações abortos e crimes causados por excesso de bebidas tem nestes dias de festa o ápice de seus índices. 
Alguns prejuízos não são revelados nos noticiários de TV, poucos sabem que um dia de UTI chega a custar mais de 1500 reais e que muitos a brasileiros precisam dos serviços por conta de excessos praticados por si ou por outrem, mas este não é o maior custo, vidas humanas são perdidas todos os anos nas festas de carnaval espalhadas pelo brasil; em 2009 o vigilante Anderson Alves de Paula, 30 anos, disparou sua arma quando seu carro sofreu um pequeno raspão ele acertou o estudante de direito, Pedro Henrique Câmara, 23, que ficou paraplégico. 
A violência também faz parte do espírito do carnaval, em São Paulo, alguns torcedores resolveram acabar com o julgamento do desfile de 2012 e o anúncio dos vencedores foi adiado. Todo o  ano é a mesma coisa, julgadores são xingados, e um clima de revolta e indignação toma conta dos locais de anúncio das notas, tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro. 
Governantes tem medo de acabar com a festa em seus estados ou município, afinal a população, em quase sua totalidade gosta da festa e pressiona pela sua realização, resta aos pais dos mortos e das filhas estupradas e grávidas o ônus dos festejos. Quando acaba um carnaval só resta uma certeza no coração de quem gosta da festa, o ano que vem tem mais! 

Haroldo Ribeiro
imagem: mundodastribos.com

.

Um comentário:

  1. Os problemas gerados pelo Carnaval não são apenas os relacionados à violência - que obviamente são os mais graves. A principal defesa em favor do Carnaval é relacionada ao turismo. Entretanto, o turismo não é a única coisa que sustenta uma nação. A paralisação anual, em todo o país, de dois dias que poderiam ser úteis (a segunda e a terça-feira de carnaval), somada aos ainda muitos feriados que ainda existem, traz sérios danos aos níveis de ensino escolar que já são os mais baixos do mundo, às indústrias (são 48 horas a menos de produção), e por aí vai. Sem falar nos hospitais, que normalmente já funcionam de forma muito precária e no carnaval são mantidos só os serviços de plantão. Péssimo para a economia, péssimo para o povo.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade