"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

terça-feira, 12 de junho de 2012

Mercado Municipal mal na foto



            Um dos lugares mais abandonados da cidade
é o Mercado Municipal, alguns comerciantes do local afirmam que turistas dão as piores qualidades possíveis ao velho prédio público que não vê reformas há muito tempo. A pintura está gasta, os boxes refletem a total ruína, mas isto é apenas uma parte pequena de todo o problema. Na madrugada de segunda-feira, 11 de junho de 2012, alguns elementos escalaram a parte dos fundos do Mercado Municipal e arrombaram o local onde Weverson Silvio da Silva Vieira guardava suas mercadorias, eles arrombaram e levaram vários produtos dando muito prejuízo para aquele que já não ganha grande coisa por lá, o pior disto tudo é que esta ação criminosa não é a única, outros comerciantes já tiveram suas mercadorias roubadas na calada da noite sem que ninguém fizesse nada para impedir.
Banca arrombada






            Os furtos e ameaças são constantes, quem ousa contrapor-se aos bandidos recebe ameaças e tudo segue da mesma forma, uma das soluções mais viáveis seria a colocação de um ou mais Guardas Civis no local, mas a prefeitura alega que não há necessidade e que se for colocado alguém será só para guarnecer a parte interna do mercado deixando, portanto a parte exterior desprotegida. Um dos empresários do Mercado, o dono da Lanchonete Carolaine teve vários engradados de refrigerantes quebrados e espalhados pelo chão do mercado a bem pouco tempo, sem poder fazer nada ele engrossou o coro que clama por mudanças no local, mas nada foi feito até agora.


            Outra reclamação corrente entre os comerciantes do mercado é o fato de haver uma cobrança abusiva por parte da prefeitura em relação aos pontos comerciais, os valores cobrados anuais chegam a 180 reais enquanto em lugares como São Paulo a mesma taxa é de apenas 31,10 reais, além da taxa todo o mês há um recolhimento de uma mensalidade que é feita de Box em Box com um papel timbrado de fácil falsificação, não há um boleto que remeta o dinheiro aos cofres da prefeitura, mas sim uma cobrança esquisita na opinião dos empresários do local que vêm a cobrança sendo feita e nada sendo dado em troca.

Local que foi escalado para o roubo
            O único momento em que há algum amparo em relação à segurança é no dia que antecede a cobrança do valor da taxa, após isto o local volta ao total abandono. Do lado de fora os problemas são iguais ou maiores, as mulheres que vendem verduras na entrada do Mercado são alvos de freqüentes ameaças e constrangimentos, como o mercado fica numa região que também é um foco de prostituição os freqüentadores do bares ao redor ficam por ali e acabam usando o lado de fora do mercado para fazer suas necessidades fisiológicas, alguns mais afoitos passam a mão nas vendedoras de verduras e não é raro as orgias dos cachaceiros com as pingunças que também se esbaldam encima das bancas, já existem pessoas que estão evitando comprar as verduras do lado de fora do mercado por conta do cheiro de urina e as muitas camisinhas e fezes que ficam espalhadas no local denunciando o que acontece nas noites sem vigilância.

            O Mercado Municipal de Humaitá é o retrato do total descaso que as ultimas administrações da cidade tem feito com o que deveria ser um cartão postal da cidade. A orla já ganha ares de beleza e sofisticação, mas o Mercado derruba para baixo todos os elogios que poderiam ser ainda maiores, como se não bastassem todos os problemas relatados ainda há a questão das intensas quedas de energia, as instalações elétricas são antigas e ultrapassadas, para garantir um pouco mais de segurança os comerciantes compram lâmpadas para o lado de fora do estabelecimento, eles não podem usar as econômicas, pois se o fizerem são roubados, e, por usarem as lâmpadas comuns aumentam ainda mais o consumo de energia fazendo a situação ficar mais alarmante. Assim está a situação do Mercado da cidade, um ponto que se deve esconder numa cidade que tenta ficar melhor na foto.

Haroldo Ribeiro

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade