"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Rondônia vai se tornar o maior produtor de frutas do norte do país


·              
             Há um grande problema no Estado do Amazonas,
principalmente em seu lado sul, trata-se da falta de incentivos para a produção de frutas. É sabido que a grande maioria das terras desmatadas está servindo ao propósito da pecuária, quase tudo o que é consumido, para vergonha de nossa região vem do estado vizinho de Rondônia.
·                     A capacidade de produção no estado é grande, mas inexplorada, não se sabe direito o porquê destas condições desfavoráveis, pois o cultivo de frutas não danificaria a cobertura vegetal do local e traria desenvolvimento e distribuição de renda entre as populações mais carentes.
·                     Numa história totalmente diferente está Rondônia, no estado o interior é valorizado, tanto que a maioria dos governadores vem do interior, diferente destes lados que quase sempre tem seus destinos decididos em Manaus, sem a devida consulta as bases do interior.
·                     Em Presidente Médici as condições para o plantio de frutas é semelhante à conseguida às margens do Rio São Francisco no Nordeste Brasileiro atualmente 95% da produção de frutas produzidas próximas ao “Velho Chico” vão para o mercado exterior onde são muito apreciadas pelo gosto peculiar. A cidade do interior de Rondônia sediou um seminário em que foram estudadas e confirmadas as condições do estado vizinho transformar-se num grande celeiro de proporções ainda maiores para produção de frutas.
·                     As propriedades exploradas no estado vizinho são pequenas, mas produtivas, em média cada propriedade tem 10 hectares, não é, portanto uma grande extensão de terra como a utilizada na produção pecuária, mas devolve ao estado uma grande quantidade de frutas que aumentam ainda mais a renda das famílias envolvidas.
·                     O agronegócio incentivado pela prefeitura de Presidente Médici está dando resultado já há uma grande produção de maracujá, graviola, tomate, jiló, abóbora, pepino abacaxi goiaba e até mesmo uva. Como toda esta produção, para vergonha do maior estado do país em terras, vai parar nos mercados de Manaus dando lucros cada vez maiores para o estado de Rondônia.    
  •             
  • Haroldo Ribeiro
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade