Nesse dia 20 de novembro de 2010 foi comemorado o dia nacional da juventude e Humaitá não ficou de fora. A comunidade da Igreja Católica em suas várias comunidades tanto na sede do município como também nas comunidades do interior vieram ao Salão Dom José.
Durante dois dias foram discutidas as condições da juventude em todo o Brasil, além disso, propostas foram levantadas para servirem de esteio para que se tomem atitudes capazes de melhorarem as realidades sociais negativas que cercam os jovens de todo o país e do mundo.
Embora Humaitá seja uma cidade pequena, não se exclui de problemas que estão presentes em outras partes do mundo. Como rota internacional das drogas, passam por aqui toneladas de cocaína, maconha e outros elementos produzidos em todo o altiplano andino e países vizinhos.
A facilidade e o isolamento proporcionado por milhões de quilômetros de mata virgem aliada a baixa fiscalização de fronteiras transformam o sul do estado num paraíso dos traficantes. Parte pequena desse montante de drogas fica na cidade e é distribuída para o resto do interior do município onde já existem drogas e o número de viciados aumenta.
Não só as drogas são motivos de preocupação, a educação praticada nos municípios também está abaixo do mínimo estabelecido para as escolas do país. Com exceções de escolas como o Patronato Maria Auxiliadora que todo ano se destaca como um exemplo, as condições de ensino revelam descasos resultantes de negociatas políticas que trocam a competência por votos. Vários professores que são do quadro oficial e desenvolvem um bom trabalho são desvalorizados enquanto outros dão aula em diciplinas que não dominam prejudicando a si próprios e os alunos, que ao fim de tudo não conseguem crescer socialmente e são condenados a um futuro igual ou pior do que o dos pais.
A falta de emprego, prostituição infantil, violência são outros motivos que fazem a juventude se preocupar e com razão. Mesmo diante de tantos problemas os jovens do interior e da cidade se uniram num grande abraço pela vida e se integraram um momento único de paz fé e esperança, sabendo que através de ações de cada indivíduo se constrói a felicidade geral de todos.
Confira as fotos no mural do Picasa.
Haroldo Ribeiro
www.amazontime.com
.
Semdúvida foi momento que marcou a vida da juventude humaitaense
ResponderExcluirFoi um mmomento marcante em nossa vida. A juventude de Humaitá gostou muito do enocntro.Onde saimos nas ruas dançando a ciranda pela Vida
ResponderExcluirParabéns a todos da PJ... aqui fica só a saudade de comemorar esse dia com os jovens de Humaitá e com o pessoal do JUSJ (Juventude Unida de São São José).
ResponderExcluirass. Istélio
esse dia foi foi marcante na vida de todos os jovem que participol foi o dia de vitoria atodos onde poderam se conhecer melhor aqui fica o agradecimento dos OS BACURAOS DA UFAM PARABÉNS COORDENAÇÃO
ResponderExcluirno outro ano se deus nos permiti contamos com apresensa de todos
ResponderExcluireo bacural da ufam vaita lá se deus quiser!
Gostei muito do DNJ q no proximo ano seja muito melhor um agredecimento especial a coordenaçao da pj q deu o maximo d si meus sincero agradecimento a este site q nao mediu esforço para mostra q ajuventude tem muito valor para nossa sociedade, estas foram as palavras q nos encentivaram a juventude nestes 3 dias de encontro.
ResponderExcluir" juventude muita reza, juventude muita luta , juventude muita festa"
Ass: Rodrigo vasconcelos, academimico de mat.e fis. UFAM
valew espreo q todos os jovens humaitaeense possam participa no proximo ano
o grito de gerra campeão foi este:
ResponderExcluirEi!
Você agradeço atenção.
Viemos de tao longe pra cumpri uma missão.
Mostra q a violência não tem vez nesta nação.
Juventude! Muita reza.
Juventude! Muita luta.
Juventude Muita festa.
Equipe Campeã: Bacurais da UFAM.
Componentes:
Andreza Guilherme Rafael
Dariane Isabel Ricardo
Darlison Crislane Rodrigo(baxote)
Eliane Romario Rodrigo(gomes)
Jessica Rosinha Roberto
Lucelia Rosildo Rodrigo(B+Q)
Parabéns a todos da PJ pela organização deste evento inoxdidavel "no sentido brilhante". E aplaudimos novamente os jovens que se deslocaram do interior (indianapolis/Moanense)até a cidade de Humaitá p/ nos mostrar que mts vezes reclamamos de "Barriga Cheia"... então, só espero que, o que foi dito em palestras, pelos jovens... sirva de exemplo para que alguém tome iniciativas p/ mudar os pontos negativos de sua comunidade.
ResponderExcluirNossos sinceros agradecimentos á todos da PJ e todos os jovens que participaram...
"Bacurau da UFAM"
parabens ao diretor do amazontime por cobrir esse evento tão importante pra nóis jovens. Através dessa caminhada queremos mais atenção á juventude por parte dos nossos politicos.
ResponderExcluirpara que a nosssa juventude possa ser mais livre de drogas , mortes e violencia.
ASS: PEDRO (AJS) ARTICULAÇÃO JUVENIL SALESIANA
É com muita alegria que felicito a cobertura desse grandioso evento... onde, o protagonismo juvenil dos nossos jovens humaitaenses destacou-se como um dom legítimo de Deus. Fazendo da alegria e do trabalho a nossa verdadeira oração. Ass: Marcelo Pebles (articulação da juventude salesiana).
ResponderExcluir