"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

quarta-feira, 31 de março de 2010

MÉDICO NEGRO NO BRASIL?

                 A Senhora Adalgisa acordou cedo foi a uma clínica particular para fazer uma consulta com “um tal” de Doutor Jorge, alguém lhe disse que ele era excelente médico pneumologista; ela estava cansada de tanto tossir, não agüentava mais a pressão negativa que isso lhe causava.
                Outro dia quando apanhava um ônibus que ia ao centro da cidade quando passava a roleta tossiu de uma forma tão violenta que acordou uma senhora já de idade que pensava que naquele instante o mundo havia acabado: - Ai meu Deus que tudo se acabou – gritou a velha.
                Ela precisava se livrar daquele mal urgentemente. Chegou ao local da consulta se identificou como a cliente que foi indicada por uma amiga, esperou até o seu horário chegar, leu umas revistas novas na luxuosa sala de espera. O momento chegou e seu nome foi chamado: - Senhora Adalgisa pode entrar- anunciou a secretária em tom ameno e receptivo.
                A mulher ainda olhou para trás distraída com um passarinho que voava na janela contrária a porta, e, então entrou e se deparou com o consultório vazio, o médico lavava as mãos num lavatório separado e não demorou a aparecer.
                - Boa tarde - disse a paciente – onde está o doutor Jorge?
                - Sou eu disse o médico com um ar sapiente.
                - Desculpe doutor
                - Não precisa se desculpar, por ser negro sempre tive que ser melhor que os outros em tudo. A maioria das pessoas no Brasil tem dificuldade para enxergar numa pessoa como eu um profissional competente.
                Adalgisa não sabia onde enfiar a cara, justo ela que dizia ser contra qualquer tipo de discriminação, passara esta vergonha. Doutor Jorge deu a receita pediu alguns exames simples, diagnosticou o problema e acertou em cheio. Nunca mais aquela senhora sofreu de qualquer tipo de tosse.
                O que nunca revelou a ninguém foi o fato de desprezar um ser humano brasileiro que tem suas raízes na mãe África, e que por isso não poderia ser um médico, e ainda mais grave que isso, ser um dos melhores na sua área de atuação.
                O Brasil não é diferente de vários países do mundo onde ninguém abertamente tem a coragem de dizer que despreza alguém pela cor da pele, principalmente se esta for negra, entretanto os de cor negra se destacam em todas as áreas e já não dá mais pra esconder o que Deus determinou para reluzir sob o sol brilhante do meio dia, o brilho majestoso da dignidade que não pode ser medida pela cor da pele. 


Haroldo Ribeiro
www.amazontime.com
imagem: www.advice-with-dr-julia.com/images




.
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade