"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Lixo que poderia ser reciclado é queimado de forma irregular no lixão de Humaitá



                 
 Até o fim de 2014 todos os lixões do Brasil
têm que ser extintos, alguns prefeitos reclamam do prazo pequeno para adequar suas administrações à regra, enquanto nada é feito o lixo urbano é jogado de forma aleatória em lugares impróprios contaminando a natureza, poluindo os mananciais e produzindo doenças.
                A reciclagem é a palavra de ordem no mundo, porém tem se tornado romântica para muitos, pois o que acontece depois do despejo do material no lixão é algo nada agradável de se ver. No lixão de Humaitá, depois do Posto da Sefaz  e afastada do centro urbano em aproximadamente 12 quilômetros é um exemplo do que não deve ser feito. O lixo está sendo queimado evitando que os catadores reciclem vários materiais que trazem dignidade para eles. Uma intensa fumaça podia ser percebida na manhã e tarde do dia 30 de maio.
                A cidade já conta com vários centros de recolhimento de materiais reciclados, mas conforme o que se viu não há por parte da administração do lixão, ou seja, a prefeitura, um avanço para tornar o lixo da cidade uma fonte permanente de renda e riqueza. Fiscalizações no lixão não são algo usual, geralmente outros lugares têm visitas constantes de órgãos fiscalizadores, porém ninguém apareceu para impedir que o lixo seja queimado. Quem vive da renda do material reciclado fazendo um grande favor para a cidade não encontra uma voz que impeça que o lixo seja queimado, recicladores são obrigados a afastar moscas e urubus, o que já é algo esperado, porém agora para tirar o sustendo do lixão eles também têm que respirar fumaça.

Haroldo Ribeiro
Amazonas - Brasil

.

Um comentário:

  1. Interessante. No Cachambi, Zona Norte do Rio, existe um lixão semelhante. Fica na Rua Áires de Casal. Já tentei denunciar, mas não adianta. Nem polícia, nem ninguém faz nada. Eu desisti frente à indolência dos órgãos (in)competentes.

    Segue o link: http://www.youtube.com/user/cofcofcachambi?feature=watch

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade