"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

domingo, 13 de maio de 2012

Grécia, terra da democracia, da crise econômica... do suicídio


            A Grécia é o berço da democracia e foi primordial
na propagação do evangelho, sua escrita tornou os ensinamentos do maior dos homens fáceis de serem entendidos, sua histórias ficaram famosas pela inventividade e veemência de seus escritores e protagonistas, a ciência deve muito, ou até mesmo quase tudo a este país com poucos que podem disputar de igual para igual, porém a terra da Acrópole, do panteão, da olimpíada, de Sócrates, Platão e muitos outros entrou em miséria financeira, seu povo vive seu por momento em toda a sua história e agora seus irmãos europeus querem expulsar a velha e sábia senhora de seu grupo seleto.
            O povo grego vê suas expectativas indo por água abaixo e logo deverá cair fora da aliança feita pelo bloco europeu, mas será que isto será tão ruim assim? Para muitos já está sendo, alguns gregos se sentem um peso para o resto da Europa e estão indo para a solução final, isto mesmo estão apelando para a morte. Os índices de suicídios tem aumentado. Pesquisas indicam que está batendo na casa dos 40% o aumento que houve entre aqueles que tiraram a própria vida no país de Alexandre o Grande.
            Há poucos dias um professor de geologia com apenas 38 anos enforcou-se num poste de energia, na mesma data um padre saltou de sua varanda ao encontro da morte, ele tinha apenas 35 anos, 23 anos tinha um homem que deu cabo a própria vida com um tiro na cabeça. Dentre os casos mais horríveis está o de Dimitris Christoulas que foi até a Praça Central de Atenas e atirou contra a própria cabeça, ele deixou este recado:
“Não vejo outra solução que dei um fim digno a minha vida, não vou ter que revirar lixo para meu sustento”
            Alguns acidentes no país são suicídios disfarçados pela família que tenta esconder o ato para não ser discriminado pela Igreja Ortodoxa que não faz a cerimônia de suicidas. O número de acidentes sem explicação está aumentando e sabe-se que são suicídios causados por desemprego e por uma desesperança que cresce a cada dia mais no coração do povo grego.
           
            A União Européia não tem coração e vai dar um pé na bunda do povo grego, Hércules, Thor e Zeus estrebucham e não fazem mais nada pra o resto da Europa a Grécia já era.

Haroldo Ribeiro
imagem: Reuters

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade