"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

domingo, 28 de fevereiro de 2010

SEM LUA, SEM LUZ AMAZONENSES DO INTERIOR NO ESCURO

O Brasil é um país abençoado por Deus que conta com grande quantidade de energia renovável, entretanto no Sul do amazonas vários moradores as margens das estradas e rios estão na mais completa escuridão.
Algumas comunidade contam com pequenos motores a óleo diesel que funcionam só em período escolar, ou seja o combustível que alimenta de energia não dá para estes moradores terem dignidade por mais que algumas poucas horas por dia, e ainda assim nos períodos de aula.
Quando o combustível acaba, os membros da comunidade fazem um rateio entre eles para quem sabe assistir as novelas da Globo mais tarde.
Não basta colocar a culpa nas prefeituras, pois estas são as que menos recursos têm para fazer tamanha mudança.
Alguns dos motivos que faz com que a matriz energética ainda seja o diesel é o fato de  ocorrer desvios de combustível, manobras de todos os tipos são possíveis. Donos de postos entram com combustível superfaturado, detentores da posse do material envolvidos para as comunidades negociam parte ou todo o produto, e assim a escuridão continua sendo uma grande amiga dos amazonenses do interior.
Se as casas fossem abastecidas com energia solar quem poderia roubar? Se os ventos abundantes fossem os grandes geradores como haveria concorrência pública e negociatas?
Saibam todos os que se interessam pelas questões amazônicas que o que faz o atraso da região é os maus políticos que enriquecem em troca de uma miséria institucionalizada do restante da população. Parentes que ficam milionários, grandes quantidades de recursos desviados, empresas abertas em nome de laranjas e concorrências públicas fraudulentas.



Haroldo Ribeiro
wwa.amazontime.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade