O que tem acontecido no Brasil é que muitos que tem talento para ocupar esta função tão sublime estão desanimados com a realidade de vir a assumir uma sala de aula no futuro. Entre os alunos de licenciatura ,que na prática visa preparar novos professores, é comum ouvir alguém dizer que não vai de maneira nenhuma ocupar tal função.
Os motivos são inúmeros, mas o que é mais destacado é o salário que é uma vergonha inominável, enquanto um médico recém formado pode ir para algum lugar mais distante do país e começar ganhando mais de 10 mil Reais, em certos municípios para pagar para os professores o mínimo exigido pelo governo federal cerca de 940 Reais já existe uma verdadeira guerra dos cem anos.
O que se pode notar é que os verdadeiros professores, que são mestres na arte de passar conhecimento vivem com o coração sangrando pelo imenso desvalor que lhes é dado em troca de anos a fio em pesquisas e trabalhos acadêmicos para ao fim de tudo serem tratados como um nada por alguém que ocupa um cargo político de gestor, só porque é amigo de fulano de tal do governo estadual ou municipal.
Em todo o país professores são ameaçados por traficantes ou alunos filhinhos de papai que se levarem nota baixa será necessário chamar a S.U.A.T. para resolver a parada. Com isso o padrão de vida desses que já foram respeitados no Brasil esta cada vez mais baixo e quando se vota os salários de vereador, deputado federal ou estadual, prefeito, presidente ou outro cargo público permanente ou passageiro, ninguém se lembra que acima deles está quem os preparou e que por isso merece respeito em forma de ganho salarial assim como os seus próprios salários sempre polpudos.
O ambiente físico de trabalho é um outro fator que se deve levar em conta, pois para se desempenhar bem a função é necessário boa iluminação, um ambiente arejado entre outras coisas relegadas a segundo plano pelos governos Brasil a fora.
Pensando em tudo o que vai enfrentar para passar conhecimento, a alma do futuro mestre das escolas brasileiras se pergunta. Vale a pena?
Haroldo Ribeiro
www.amazontime.com
A imagem acima trata de um professor universitário (Reginaldo Brandão da Silva) que foi agredido fisicamente com socos e ponta pés .por dois filhos da Gerente Regional de Educação que são acadêmicos da Uespi.
confira o restante da matéria em:
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente com responsabilidade