"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

domingo, 14 de fevereiro de 2010

SER PROFESSOR NO BRASIL COMPENSA?

             O que tem acontecido no Brasil é que muitos que tem talento para ocupar esta função tão sublime estão desanimados com a realidade de vir a assumir uma sala de aula no futuro. Entre os alunos de licenciatura ,que na prática visa preparar novos professores, é comum ouvir alguém dizer que não vai de maneira nenhuma ocupar tal função.
                Os motivos são inúmeros, mas o que é mais destacado é o salário que é uma vergonha inominável, enquanto um médico recém formado pode ir para algum lugar mais distante do país e começar ganhando mais de 10 mil Reais, em certos municípios para pagar para os professores o mínimo exigido pelo governo federal cerca de 940 Reais já existe uma verdadeira guerra dos cem anos.
                O que se pode notar é que os verdadeiros professores, que são mestres na arte de passar conhecimento vivem com o coração sangrando pelo imenso desvalor que lhes é dado em troca de anos a fio em pesquisas e trabalhos acadêmicos para ao fim de tudo serem tratados como um nada por alguém que ocupa um cargo político de gestor, só porque é amigo de fulano de tal do governo estadual ou municipal.
                Em todo o país professores são ameaçados por traficantes ou alunos filhinhos de papai que se levarem nota baixa será necessário chamar a S.U.A.T. para resolver a parada. Com isso o padrão de vida desses que já foram respeitados no Brasil esta cada vez mais baixo e quando se vota os salários de vereador, deputado federal ou estadual, prefeito, presidente ou outro cargo público permanente ou passageiro, ninguém se lembra que acima deles está quem os preparou e que por isso merece respeito em forma de ganho salarial assim como os seus próprios salários sempre polpudos.
                O ambiente físico de trabalho é um outro fator que se deve levar em conta, pois para se desempenhar bem a função é necessário boa iluminação, um ambiente arejado entre outras coisas relegadas a segundo plano pelos governos Brasil a fora.
Pensando em tudo o que vai enfrentar para passar conhecimento, a alma do futuro mestre das escolas brasileiras se pergunta. Vale a pena?


Haroldo Ribeiro
www.amazontime.com
A imagem acima trata de um professor universitário (Reginaldo Brandão da Silva) que foi agredido  fisicamente com socos e ponta pés .por dois filhos da Gerente Regional de Educação que são acadêmicos da Uespi. 

confira o restante da matéria em: 







.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade