"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Luta farroupilha e revivida todos os dias na lida gaúcha


                           

Eles são muito importantes para o desenvolvimento
de todo o país, encararam a responsabilidade de entrar na Amazônia, para ocupar esta área tão importante do Brasil e fazê-la prosperar, eles mudaram o hábito das populações dos lugares onde empreenderam sua força, coragem e inteligência, eles são os gaúchos, gente séria e trabalhadora que têm um jeito peculiar de ser e uma forma de falar um português cantado que Sá o gaúcho tem.
Dia 20 de setembro foi o dia do Gaúcho, em várias partes do país esta data é comemorada de forma enfática, pois estes nobres brasileiros de coração e alma ousaram enfrentar o poderoso exército monárquico com as tropas de Bento Gonçalves, um brasileiro de vergonha na cara.
Os fazendeiros do sul produziam um dos melhores charques do país, o império de olhos nas vendas do produto, que só aumentavam resolveu sobretaxá-lo aumentando e muito o imposto cobrado por ele, os gaúchos não concordaram começando assim uma das mais ferrenhas guerras civis do país.
A grande diferença entre este levante e os demais que também ocorreram em outras partes da nação foi a garra, preparação e habilidade do guerreiro gaúcho que sabia muito bem manejar a lança, montar com maestria os cavalos e tinham uma disposição de ferro para a luta além de dominar estratégias de guerra até então desconhecidas do império.
Como resultado desta equação, tivemos um período de 10 anos de luta aonde para muitos se chegou ao final com a derrota dos gaúchos, fato contestado, pois até mesmo o império precisou de seu empenho para derrotar um inimigo comum na guerra do Paraguai.
Hoje de norte a sul do país, a comunidade gaúcha preserva suas tradições e leva progresso e alegria para onde quer que vá. Em Humaitá um grande representante do que é ser gaúcho da gema é o empresário Antonio Tchê e família, todos os anos eles não deixam a data da Revolução Farroupilha passar em branco. Por causa de gente como o Sr Antonio, Humaitá hoje consome mais carne bovina, ama o tradicional churrasco gaúcho, toma chimarrão e tererê e gosta de um bom vaneirão entre outros costumes vindos do sul do país.
Assim como diversos outros brasileiros vindos do Rio Grande do Sul, Antonio Tchê e sua família são uma marca que não pode ser apagada da história da cidade de Humaitá, gente guerreira e humilde que atendeu ao chamado do governo federal para vir desenvolver o norte do país, sendo por ele abandonados num local sem estradas, sem energia de qualidade e muitas vezes sem apoio algum. Mesmo assim, pouca reclamação e muita disposição fizeram deste povo o que eles são hoje, gente que faz a diferença em todos os lugares por onde passam. Parabéns Gaúchos. Avante tchê!


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade