"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Tuberculose, Humaitá arma-se através do conhecimento



         
A tuberculose é uma doença silenciosa,
porém devastadora ela atinge 1/3 da população mundial que tem o bacilo causador do mal, são diagnosticados 100 milhões de casos por ano, entre os atingidos 700 mil são soro positivos. O Brasil é o 18º colocado na incidência de casos se comparado ao resto do mundo, isto representa 4,5 mil mortes por ano no país.
         A situação do Estado do Amazonas não é nada confortável. Estamos atrás apenas do Rio de Janeiro, e isto porque algumas mortes que acontecem nem são notificadas, pois para muitos o verdadeiro motivo das mortes não seria a tuberculose, mas sim algum outro mal.
          A doença pulmonar tem um dado preocupante, muitos que começam o tratamento não vão até o fim, isto faz com que o bacilo ganhe força e fique cada vez mais resistente aos tratamentos medicamentosos, razão pela qual o número de mortos insiste em diminuir.
         Por conta desses dados alarmantes o Ministério da Saúde enviou uma equipe que vai passar conhecimentos que significarão muitas vidas sendo salvas através do conhecimento prévio.
         O governo Dedei Lobo tem dado total apoio a iniciativa e está dando o treinamento aos funcionários da saúde para que eles consigam cumprir o que deseja o governo Federal que é reduzir em 50% o número de casos da doença no Brasil .
         Embora seja uma doença relutante, a tuberculose é curável. No início são necessários dependendo da compleição de cada indivíduo uma quantidade de 4 comprimidos que vão diminuindo com o tempo até cessar a doença por completo, coisa que só pode ser referendada por um médico competente.
         A equipe do Ministério da Saúde permanecerá na cidade por três dias.




Haroldo Ribeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade