Dr. Pedro Cavadas, autor histórico |
Os limites da medicina estão cada vez mais sendo desafiados.
Quase tudo que era tido como impossível a bem pouco tempo atrás tem recebido nestes últimos anos tratamento de possibilidade pela comunidade médica do mundo.
Desta vez que avançou na busca de solução de problemas complexos envolvendo a saúde humana foi à Espanha. Depois de realizar transplante duplo de braços, face, incluindo mandíbula e língua, a equipe do Dr. Pedro Cavadas, do Hospital público La Fé, realizou uma cirurgia revolucionária. Agora foi a vez do transplante de pernas.
O beneficiário, cujo nome não foi informado sofreu um grave acidente automobilístico e perdeu as pernas, ambas acima do joelho, nestes casos fica difícil o uso de próteses que a cada dia estão mais avançadas, assim a única solução seria o transplante o que acabou acontecendo pela primeira vez neste dia 10 de julho, numa intervenção cirúrgica que durou a madrugada toda de domingo para segunda-feira.
O doador morto foi escolhido com os maiores rigores, pois precisaria ter as mesmas especificações que o receptor, o que acabou acontecendo.
Com mais esta vitória da medicina, abre-se um precedente extraordinário, ao mesmo tempo em que perigoso, que é a renovação, via transplante de situações antes jamais pensadas.
Com a técnica sendo exportada para todas as partes do mundo, há de se preocupar com o que maus profissionais poderão fazer para conseguir alguém que seja compatível, no entanto o momento agora é de comemoração. Parabéns aos médicos espanhóis pela conquista.
Hospital La fé, onde foi feita a cirurgia |
Haroldo Ribeiro
imagem: www.clmais.com.br/
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente com responsabilidade