"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

sábado, 23 de julho de 2011

Estrada do Crato, uma solução escondida

A Cidade de Humaitá tem cantos com uma beleza inimaginável, ao mesmo tempo, 

percebemos que existem cantos quase desertos, este é o caso da estrada do Crato que tem mais de vinte km incrustada ao oeste do município que tem problemas que são urgentes e precisam ser resolvidos.




Pontos positivos
Andando por aquele local (apenas uma pequena fração dele) pude perceber avanços como energia elétrica disponível para todas as habitações, um bom sinal de celular, a estrada aberta recentemente por uma iniciativa da prefeitura que já vai até o Puruzinho.


Pontos negativos
O serviço desenvolvido pela prefeitura está fazendo a melhoria da estrada, porém sem o cascalhamento após as chuvas tudo vira um imenso lamaçal e o povo fica ilhado. Outra reclamação pertinente e a falta de transporte escolar para os alunos da região, devido a distancia muitos ficam sem ir às escolas. As propriedades rurais tem pouca atividade, restringindo-se aqui e acolá a algumas cabeças de gado e manchas de atividades agrícolas diversas.


Outro mundo

Observando de perto a realidade do local, percebe-se de que se trata de um empreendimento esquecido, mas que tem a capacidade de se transformar num verdadeiro celeiro para o estado. As ligações com o ambiente urbano sofre, pois a um lado as águas encobrem a estrada impedindo que se tenha acesso, isso falando do lado do Bairro de São Sebastião, noutro extremo ( saída para o Parque das Mangabeiras) uma pequena vicinal cumpre de forma precária o papel de ligar a cidade com o seu campo mais próximo.


Um grande desafio
Levando em consideração a grandiosidade do local e suas características peculiares, deve-se ter em mente que o próximo prefeito deverá pensar, e muito bem no desenvolvimento sustentável da área, sob pena de se perder um imenso potencial de desenvolvimento, inclusive em aspectos turísticos, pois alguns pontos da estrada têm uma beleza extraordinária.


Mesmo que a atual administração focasse única e exclusivamente naquele local, os problemas são tão vários e grandiosos que um mandato só não os poderiam resolver. Espera-se que os políticos da cidade, executivo e legislativo tenham um olhar especial para aquele manancial de riquezas, que a maioria da população ainda não conhece.


Quilômetros sem ninguém



Estrada renovada, mas sem cascalho


Ligação pelo Parque das mangabeiras,
apenas um caminho na mata


Crianças sem transporte escolar

 
Haroldo Ribeiro
http://www.amazontime.com/
 
 
.





2 comentários:

  1. Parabéns pela matéria!!! Mas e inimaginavél que em uma cidade que recebem em média 1.250.000,00R$ mensais de repasse do FUNDEB, ainda fiquem crianças fora de sala de aula por falta de transporte escola. É uma incopetencia sem medidas. Em que mãos entregamos nosso municipio, o que me consola e que terei uma nova oportunidade para tirar essa quadrilha que aí está, e que eu com meu voto ajudei colocar. Há se arrependimento matasse.

    ResponderExcluir
  2. Pior que os chefões estão todos em Manaus aqui so tem os testa de ferro.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade