"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Conheça o Projeto Nova Esperança




Tudo começou depois que eu Dário Queiroz de Souza,
passei pela uma grande experiência durante 33 anos no campo do alcoolismo e no mundo das drogas, sou natural de Humaitá –AM. Filho de Raimunda Queiroz de Souza e Antônio Marques de Souza, sou 3º filho dos 7  irmãos, a minha irmã mais velha, é  Religiosa à 39 anos chamada de Irmã Queiroz, na Congregação Missionária Bom Jesus de Cuiabá - MT. No inicio de 2007, eu era um homem quase morto, fui salvo por minha mãe que nunca me abandonou foi até minha casa e me fez um convite da salvação em ir com ela para Cuiabá. Ao aceitar a salvação fui para Cuiabá e através de minha irmã, missionária Irmã Queiroz  fui enviado para  Quirinópolis - GO. Padre. Jaso Ribeiro  Jr. Presidente do Instituto Renascer de Quirinópolis, me recebeu na rodoviária, e me levou para casa de recuperação o Recanto Renascer Bom Pastor. Nesse local recebi as mãos da salvação,  conheci Ir. Marcelo . O bom pastor me ensinou meu processo de restauração durante 9 meses. Após esta caminhada decidir fazer uma experiência vocacional durante mais um ano, no próprio instituto.  Em 2008, me consagrei como religioso com os votos de pobreza, castidade e obediência. Em 1º de julho de 2009 volteia à Humaitá via a necessidade de resgatar vidas e fui até Bispo Dom Francisco Merckel conversar da abertura de uma casa de recuperação em nossa cidade de Humaitá, onde tive todo seu apoio. Retornei para Quirinopolis e conversei com Pe. Jaso sobre apoio de D. Francisco, em novembro do mesmo  ano, Pe. Jaso e Ir. Marcelo abraçaram a nova caminhada em Humaitá, graças ao nosso bom Deus foi acertado e concretizado. Em 17 de janeiro de 2010, nasceu e se instalou o Projeto Renascer 12 Apóstolos. 
Minha recuperação ainda continua depois de 6 anos no Renascer, hoje sou um cidadão, voltei a estudar, participando de vários congresso dentre eles abracei o carisma do Amor Exigente (AE). Fiz cursos da Federação Brasileira de Comunidade Terapêutica – FBRACT. Essa experiência me proporcionou visualizar aqueles que precisam de apoio, sempre quando eu vinha em Humaitá me deparava com alguns adolescentes em estagio de declínio e suas famílias me pediam socorro. Passei a fazer visitas em todos os bairros de Humaitá com fim de ajudar os dependentes e suas famílias.  Minha missão passou ter outro motivo, em resgatar a  divida de que muitos deste jovens sustentaram meu vicio e agora eu poderia apoiar aqueles jovens, alguns entrando na adolescência e alguns outros que já morreram. Hoje sou um homem de DEUS e me surgiu a ideia e criação da Associação Comunidade Terapêutica Nova Esperança. É uma obra do Divino Espirito Santo, que vem proporcionar ao ser humano, oportunidades para viver com dignidade, livre dos transtornos decorrentes do uso e abuso das drogas lícitas e ilícitas, através da prevenção primária, secundária e terciária. Foi fundada em 04 de março de 2012, na minha Cidade de Humaitá – AM para salvar os adolescentes  que serão os homens do futuro.
A Comunidade Terapêutica Nova Esperança, está acolhendo Jovens do sexo masculino idade 12  à 17 anos e 11 meses, Jovens com uso ou abuso de álcool e drogas, em regime residencial, segundo o modelo psicossocial, que tem por função a oferta de uma ambiente protegido técnico e eticamente orientados, que fornece suporte e tratamento aos usuários abusivos e/ ou dependente de substancias psicoativas. É um lugar cujo principal instrumento terapêutico é a convivência entre pares, oferece uma rede de ajuda no processo de recuperação das pessoas, resgatando a cidadania, buscando encontrar novas possibilidades de reabilitação física e psicológicas, e de reinserção social. Recebemos da Diocese de Humaitá duas residências, para iniciarmos os trabalhos de acolhimento, Iniciamos os trabalhos dia 25 de
maio de 2012. Estamos localizados na rua São Francisco nº 916/918 c/ AV. Brasil – Humaitá- AM.
A participação no nosso programa de tratamento depende do desejo pessoal em vivencia-lo Assim, é importante que a participação do (a) residente, familiares e amigos(as) seja feita com disposição e interesse, consciente de sua doença, de seus limites e valores, e desejo sincero de reintegrar-se à família e à sociedade. Nossa filosofia de ação é baseada na trilogia: Espiritualidade, Laborterapia e Terapia de Apoio.
Regime de internação: período mínimo de 06 meses, sendo 05 meses internação e 01 mês, as atividades de reinserção social, após este período passará ser avaliado periodicamente.
Saídas na fase de Reinserção Social
A etapa de reinserção social consiste no período de transição da internação ao retorno do convívio social. É extremamente importante esta etapa, pois o residente experimentará momentos, situações, lugares, que vão necessitar uma resposta de enfrentamento eficaz. Além disso, o residente passará a tomar decisões e fazer escolhas que indicarão o sentido e a direção que está tomando, rumo a realizações do seu projeto de vida.
Atividade Terapêutica
Espiritualidade
Grupos de apoio Amor Exigente (AE) Alcoólicos Anônimos (AA) 12 princípios e 12 passos.
Atividades em grupos
Grupos terapêuticos individuais e familiares
Grupos da prevenção da recaída
Laborterapia, Atividades culturais, esportivas e recreativas.
A Coordenação do projeto denominado ¨Centro de Reabilitação Virgem dos Pobres¨ esta sob responsabilidade deste Ir. Dário, porém, conta com o apoio dos profissionais de saúde, profissionais da educação, e assistência social entre outros.
Não cobramos mensalidade dos internos, mais necessitamos da ajuda da comunidade.
Exemplo de Colaboração.
Assumir um carnê de mensalidade,  tornando um sócio  Evangelizador.
Doações de Gêneros alimentícios (perecíveis ou não) produtos de higiene e limpeza em geral.

Contatos: fone (97) 8106-4084/ 91872044,  falar com Ir. Dário ou  na Comunidade Terapêutica Nova Esperança: Rua São Francisco nº 916/918 c/ Av. Brasil.


.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade