"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

UM GAÚCHO DE FIBRA



Meu nome é Romero Onofre sou gaúcho corajoso,

Cavalgo pelas coxilhas e gosto de uma guria,
O pai dela é homem valente firme forte e tinhoso,
E acha que sou guaipeca, coisa que me angustia.

Todos sabem que a linda moça arrasta a asa pra mim,
E só esperava o momento de pedir-lhe em casamento,
Ela diria  pra todos, a minha palavra é sim!
Mas seu pai Tenório Fabrício, é o meu maior sofrimento.

Este pai sem dó nem alma está de rédeas no chão,
Por um tal de Bento Galego, homem rico de muita pila,
Minha prenda não gosta dele, e já disse com decisão,
Pra ele só vou dar guampa, Romero sim Galego não!

Eu tentei de todo o jeito, o velho Tenório amansar,
Mas o homem era macanudo, difícil de se vencer,
Ele queria era peleia, uma guerra pra me peitar,
Ele era colorado eu grêmio, não dava pra se bicar,

Um dia numa fogueira que cozinhava o aipim,
Do meu lado faceira, Gertrudes sorriu pra mim,
Não esperei mais nada, subi no pingo, ela atrás,
Fui falar com seu Fabricio, agora não espero mais,

O homem estrebuchava e xingava o ar e o vento,
Mas me deu sua filha pra fazer o casamento,
Ele dizia esta agora é china, vai andar sem paradeiro,
Mais eu disse essa guria, vai ter nome e bucho cheio,

Um ano depois de tudo, eu ela arranchado,
Com um guri já nascido e outro encomendado,
O velho ficou contente, em ver neto tri-gordinho
Babava o menino todo, mimava todo o menino.

O tal de Bento Galego ficou meio afrescurado,
Se veste que nem mulher fala fino e é transviado,
Meu sogro não fala nada, mas já dá para perceber,
Que mesmo sendo eu gremista, dá orgulho de saber,

Que um dia um gaúcho pobre, insistiu em se casar,
E mesmo com um não bem grande nada ia adiantar
Levou sua filha embora, mas com muita dignidade,
Hoje tem fama e fortuna e um bom nome na cidade.

Haroldo Ribeiro
imagem: online-spanisch.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade